Você Não Precisa de Produto Para Testar Sua Ideia de Negócio (Nem MVP)

Você já deve ter ouvido falar sobre MVP. Se não, aqui está:

Um MVP é uma versão mínima do produto, apenas com as funcionalidades necessárias para que ele cumpra a função para a qual foi planejado. A partir do MVP testa-se a eficiência do produto, aceitação no mercado, comparação com a concorrência, entre outras formas de validar.

Mas este artigo não é sobre MVP e sim sobre uma técnica mais eficaz que o MVP para testar sua ideia de negócio, que pode estar rondando sua cabeça por dias ou anos.

Você precisará de:
* Pouco dinheiro
* Pouco tempo
* Pouco risco

Nós chamamos de pré-MVP que é quando você sequer desenvolveu o seu protótipo de produto/serviço. Você só precisa criar a linha de comunicação sua com o seu cliente.

Hoje em dia VOCÊ NÃO PRECISA TER O PRODUTO PARA VENDÊ-LO. Na bem da verdade você não deveria tê-lo! Eu já cometi esse erro. Montei um ecommerce em 2013 e a primeira coisa que fiz? "Vamos montar o site" disse eu mais jovem (e burro). Contratei uma agência que me ajudou com logo, site, back e frontend, sistema, etc.

Grande erro.

 

Talvez então você pense em fazer uma pesquisa de mercado, perguntar na rua se as pessoas comprariam, blablabla. As pessoas mentem! (essa é nova). E vão falar qualquer coisa para se livrar de você ou não matar seu sonho, seu devaneio.

 

Hoje eu aprendi a fazer o pré-MVP. Você só precisa ter uma forma de se comunicar com as pessoas e vender seu produto/ideia. 

Esse é a melhor e única forma de validar sua ideia e sua dificuldade de mercado. 

 

Com isso você descobrirá:
* O potencial da sua ideia
* Um formato de marketing para alcançar seus clientes
* Potenciais clientes (que é o mais importante)

Vamos a ela!

COMO FAZER
Passo 1.

Crie uma página na internet. Se você não tem você precisa criar uma.

Você pode fazer em poucas horas através de plataformas de criação de sites (recomendo o WIX).

Lá você terá uma headline, uma explicação breve do seu negócio/ideia e os benefícios de tudo isso.

Coloque uma caixa para que pessoas interessadas preencham seu nome/email e whatsapp caso tenham se interessado.

Você não precisa nem de domínio. Use um domínio gratuito e vincule ao seu site. Aqui você vai gastar R$27 para pegar o plano premium combo do WIX por exemplo, e poder vincular seu domínio.

Use este site:
https://www.freenom.com/pt/index.html

Use este nosso site como exemplo:
https://www.jacklope.com.br/

Passo 2.

Crie uma campanha de marketing online
Use as plataformas do Facebook/Instagram ou Google. Atenha-se a elas. 
Primeiro veja se não há volume de buscas de seu interesse nas buscas do Google. Depois vá para o Facebook e crie um anúncio baseado no público-alvo que você acha que é o seu.

Você só precisa lembrar de:
* Chamar a atenção
* Entregar a oferta certa
* Para o público certo

Todo o resto é secundário.

Você provavelmente está lendo este texto porque clicou em uma de nossas peças. Pegue ela como exemplo.

Comece com R$5-R$10 por dia.

Passo 3.

Recolha as métricas e converse com seus potenciais clientes

 

Se você fez tudo certo até aqui você receberá cadastros. Aqui é a hora que você mais esperou. Pode conversar com pessoas realmente interessadas no que você falou e deve fazer duas coisas:

1- Tentar vender
2- Coletar feedback

É aqui que a mágica acontece. Você vai perceber se o público está certo, se sua ideia tem potencial, se há dinheiro no mercado e poderá tomar decisões em cima disso.

Como vender algo que você não tem? Essa é fácil. Se você tem uma ideia de aplicativo, prometa um lançamento para daqui 3 meses, explique tudo que terá nele e venda a este prospecto por um valor bem em conta.

Se você quer importar um produto, venda com o prazo mais longo e ofereça uma recompensa pela espera. Se for um curso, venda o curso e depois grave. Se for um serviço, mais fácil ainda. Se for desenvolver um produto, crie um desenho dele e venda o sonho.

Veja, eu não tirei isso do nada. O crowdfunding faz isso há tempos. As construtoras fazem isso há tempos. Vendem o imóvel na planta e pessoas compram todos os dias. Use esse raciocínio.

O segredo está no passo 4.

Passo 4.

Aprenda e repita o processo
Isso se chama marketing orientado a experimentos.

Essa é a melhor forma de você chegar a ter uma ideia testada e rentável no menor tempo possível com a maior eficácia.

Não espere acertar de primeira mas cometa erros calculados para chegar o mais rápido possível na sua fórmula de vendas para cada ideia/negócio que imaginar.

O céu é o limite!

Se você quer fazer tudo isso de uma forma profissional, o que vai te economizar ainda mais tempo, ganhar velocidade e facilidade na sua execução, conte comigo pra te ajudar. Nós já lançamos inúmeras ideias profissionalmente. Quantos clientes você quer receber por mês?

Ass, Caique Lauerti

Quero fazer de forma profissional: